Quem somos nós?

Alunos Escobar, Eduarda Müller e Guerra do Colégio Militar de Porto Alegre com o objetivo de desenvolver e aplicar os conhecimentos de geografia com a utilização da internet, por meio de blog, tornando o estudo dessa matéria mais prático e aplicado à situações do cotidiano.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Origem das Cadeias de Montanhas: Andes e Himalaia

 As cadeias de montanhas são dobramentos modernos (ou dobramentos recentes) formados na Era Cenozoica, no Período Terciário. Em termos geológicos isso é recente. A cordilheira do Himalaia, Andes, além das Montanhas Rochosas, o Atlas e os Alpes, são exemplos desses dobramentos. Eles estão sujeitos a terremotos e atividades vulcânicas. 



 Como se originaram os dobramentos modernos?
 Eles se originam por meio dos agentes modeladores de relevo, os agentes internos nesse caso. Forças que atuam no interior da Terra de forma lenta e contínua provocam deslocamentos de materiais. Esses são os movimentos tectônicos.
 Quando esses movimentos são verticais, causados por forças em camadas de rochas que apresentam rigidez,  deslocam camadas fazendo eles levantarem ou abaixarem, produzindo fraturas ou falhas. Esses movimentos são os epirogenéticos. 

Esquema simples de epirogênese

 As camadas de rochas que apresentam certa plasticidade tendem a se dobrar quando são submetidas a pressões horizontais (orogenéticas), constituindo os dobramentos ou dobras, que é o caso da cadeia de montanhas dos Andes e do Himalaia, formando as cordilheiras.
 O que diferencia um dobramento de ser antigo ou moderno é a idade geológica.


Esquema simplificado da orogênese

 Cordilheira dos Andes: localiza-se na América do Sul, sendo a maior cordilheira em termos de comprimento. Vai da Venezuela até a Patagônia, possuindo uma altitude média de 4000 metros. Seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6962 metros de altitude. Sua origem se deu pelo choque entre a placa tectônica de Nazca e a Sul - Americana.

Cordilheira dos Andes


A região delimitada em amarelo corresponde a cordilheira andina


 Cordilheira do Himalaia: é a mais alta cadeia de montanhas do mundo, localizada entre a planície indo-gangética ao sul e o planalto tibetano ao norte. Nela, se o ponto mais alto do mundo, no monte Everest, com altitude de 8848 metros. Em função da dinâmica das placas e dos seus movimentos, a cordilheira cresce em média, 3 cm de altitude.

Localização física da Cordilheira do Himalaial.

Monte Everest ao fundo


Cordilheira do Himalaia


 Fonte imagens: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário