Quem somos nós?

Alunos Escobar, Eduarda Müller e Guerra do Colégio Militar de Porto Alegre com o objetivo de desenvolver e aplicar os conhecimentos de geografia com a utilização da internet, por meio de blog, tornando o estudo dessa matéria mais prático e aplicado à situações do cotidiano.

domingo, 4 de maio de 2014

Origem dos Tsunamis

 Os movimentos bruscos que abalam o terreno por vibrações são chamados  de terremotos. Eles ocorrem em qualquer parte da superfície da crosta. Quando ocorre em área continental é simplesmente chamado de terremoto. Quando ocorre no fundo dos oceanos recebe denominação específica de MAREMOTO.
 Os Tsunamis são ondas de grande altura, consequência de maremotos. Em águas profundas essas ondas podem atingir velocidades de até 850 Km/h, mas não ultrapassam um metro de altura. Já, perto da costa, devido a interação dessas ondas com o fundo, podem chegar a 50 metros de altura, mas sua velocidade e comprimento reduzem-se.
 Um tsunami geralmente ao atingir uma costa deixa consequências graves, podendo até matar pessoas.
 O filme ' O Dia Depois de Amanhã'  é um exemplo de tsunami, onde gigantes ondas passam por cima de Nova York.
  Na porção norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Canárias e no Mar das Antilhas existem pontos que podem gerar tsunamis. No entanto, são mais comuns nos oceanos Pacífico e Índico. Geralmente são precedidos de uma súbita variação do nível do mar em áreas costeiras.
 Em 2004, um maremoto de grande escala ocasionou tsunamis na Ásia, na ilha de Sumatra, foi o mais poderoso em 40 anos.


 
Estrago causado na ilha de Sumatra pelo Tsunami.



                                             
 11 de Março de 2011: Um tsunami (foto acima) chega a Costa nordeste do Japão.A onda foi causa de um tremor de 8,9 graus na escala Richter. Afetou também as usina nuclear de Fukoshima, deixando vazar elementos radioativos. Os trabalhadores da usina, imediatamente após o acidente, foram colar pastas de concreto para tentar conter a emissão e vazamento.

Fonte imagens: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário