Quem somos nós?

Alunos Escobar, Eduarda Müller e Guerra do Colégio Militar de Porto Alegre com o objetivo de desenvolver e aplicar os conhecimentos de geografia com a utilização da internet, por meio de blog, tornando o estudo dessa matéria mais prático e aplicado à situações do cotidiano.

domingo, 4 de maio de 2014

Formação das Rochas Magmáticas, Metamórficas e Sedimentares

 ROCHAS MAGMÁTICAS (ÍGNEAS)
 As rochas magmáticas são oriundas do resfriamento e solidificação do magma.
 Podem se formar no interior da crosta terrestre, lentamente, pela solidificação do magma, sendo estas denominadas rochas magmáticas intrusivas. Por causa da sua profundidade de formação apresentam cristais grandes. São exemplos dessas rochas o granito, sienito e o gabro.
 As rochas magmáticas extrusivas são decorrentes da solidificação do magma na superfície da crosta. O magma ascende até a superfície por meio dos vulcões, ou fendas da litosfera e, em contato com a atmosfera, resfria-se rapidamente. Geralmente, sem formar cristais visíveis a olho nu. Exemplos de extrusivas: basalto e riólito.
 Nas rochas magmáticas podem ser encontrados minérios, jazidas minerais.

Gabro


Sienito


Granito


Formação natural de basalto.

Formação de riólitos, em Moses Spring Trail, Califórnia, EUA.



 ROCHAS SEDIMENTARES
 As rochas sedimentares se formam pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos ou de precipitados químicos, provenientes, principalmente, da ação do intemperismo e da erosão, sendo sedimentados ao longo do tempo. Os detrimentos são consolidados por cimento natural, compactação devido a pressão ou reações químicas num processo que é chamado de DIAGÊNESE, que transforma sedimentos inconsolidados em rocha sedimentar.
 Rochas Sedimentares:
 - Clásticas ou detríticas: formadas pelo acúmulo de outras rochas. Exemplo: arenito, formado pela deposição da areia.
 - Químicas:  formadas por meio de processos químicos. Exemplo: estalactites e estalagmites de cavernas.
  - Orgânicas: formadas a partir de restos de animais e vegetais. Exemplo: carvão mineral.

 As rochas sedimentares apresentam camadas ou estratos que se depositaram horizontalmente, os mais novos sob os mais antigos. No meio desses estratos pode se encontrar vestígios de fósseis, petróleo, gás natural e carvão.

Formação de arenito, extremamente frágil.


Estalactites

Estalagmites

Carvão Mineral


 ROCHAS METAMÓRFICAS
 As rochas metamórficas se formam pelas transformações sofridas por qualquer outa rocha, quando submetida a novas condições de temperatura e ambiente. Nesse novo ambiente, os minerais se modificam, reorganizando-se e formando outros minerais. o alinhamento dos cristais dá a essas rochas uma nova característica de orientação de camadas. São exemplos dessas rochas o quartzito, o mármore e o gnaisse, provenientes respectivamente do arenito, do calcário e do granito.

Formação natural de Mármore.

Quartzito

Gnaisse. Observem as modificações evidentes pelos desenhos dos estratos.

O Pão de Açúcar, localizado no Rio de Janeiro, BR, é um exemplo de rocha Gnaisse.


Fonte de imagens: google imgens

Nenhum comentário:

Postar um comentário